Berçário 4 - 12 meses

3
3

press to zoom
972021_392421507536144_1033358467_n_edit
972021_392421507536144_1033358467_n_edit

press to zoom
74218997_2338338813050363_67192420570109
74218997_2338338813050363_67192420570109

press to zoom
3
3

press to zoom
1/5

Berçário

Espaços amplos com forte iluminação natural e climatizadas. Compostos por sala parque, sala de berços, zona de mudas, e acolhimento. A alimentação é confecionada de acordo com as indicações e prescrições pediátricas durante o primeiro ano de vida do bebé.

O espaço assume, na Creche, um papel relevante. A criança move-se e explora o espaço. É através desta exploração que a criança parte à descoberta. Então o espaço tem de estar dimensionado à realidade das crianças, permitindo-lhes agir autónoma e criativamente sobre este.

Atividades Semanais

Expressão Motora

Realização de jogos muito simples, cujo objetivo principal será estimular o desenvolvimento motor dos bebés, de acordo com a idade de cada um.

 

Expressão Sensorial

Realização de jogos muito simples, cujo objetivo principal será estimular e explorar as sensações dos bebés (principalmente o tato, a visão e a audição), de acordo com a idade de cada um.

 

Comemoração de Datas Especiais

Estas datas são dias significativos que assinalam eventos especiais e serão trabalhados na sala de forma adequada ao tema e às idades. (Natal, Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia da Música, Dia do animal, etc)

 
 

Creche 12 - 36 meses

27153092_10155072868621356_855360793_n_e
27153092_10155072868621356_855360793_n_e

press to zoom
2_edited
2_edited

press to zoom
15
15

press to zoom
27153092_10155072868621356_855360793_n_e
27153092_10155072868621356_855360793_n_e

press to zoom
1/7

Creche: 12-24 e 24-36 meses

Salas amplas, com luz natural e climatizadas. Proporcionamos às crianças um conjunto de equipamentos e espaços adaptados às suas necessidades. Na creche promovemos brincadeiras no parque e o contacto com o exterior e introduzimos a autonomia na higiene com instalações sanitárias adequadas.

O espaço assume, na Creche, um papel relevante. A criança move-se e explora o espaço. É através desta exploração que a criança parte à descoberta. Então o espaço tem de estar dimensionado à realidade das crianças, permitindo-lhes agir autónoma e criativamente sobre este.

A Creche torna-se para a criança, a primeira estrutura social de acolhimento fora da família e tem como objetivo principal desenvolver laços sociais, ao mesmo tempo que favorece o seu desenvolvimento global, respeitando sempre a individualidade da criança.

Assim surgem-nos outros três grandes objetivos:

  • AUTONOMIA

  • SOCIABILIDADE

  • AFETIVIDADE

 

Acreditamos que a criança é um ser afetivo por natureza e a sua estabilidade afetiva é o alicerce do seu desenvolvimento intelectual.

Atividades Semanais de Sala 

Expressões

Atividades variadas ligadas à expressão motora, oral, musical e plástica, cujo objetivo principal será estimular a capacidade de expressão e comunicação, a motricidade global e fina e outras ligadas à atividade em si.

 

Culinária

Atividade mensal que permite saber, conhecer e escolher os alimentos, reforçando os introduzidos. Para além do prazer de confecionar pequenos pratos, descobrem os alimentos, a importância do cada um deles e desenvolvem o paladar e o olfato numa alimentação equilibrada e variada

 

Experiências

Com esta atividade pretendemos realizar pequenas descobertas, de acordo, com os interesses do grupo. Pequenas atividades de causa-efeito, cujo principal objetivo é proporcionarem um tempo de magia, estimulando a curiosidade e a aprendizagem.

 

Datas Especiais

Essas datas são dias significativos que assinalam eventos especiais e serão trabalhados na sala de forma adequada ao tema e às idades.

 

Biblioteca

Funciona como um espaço lúdico para a realização de histórias (fantoches, flanelógrafo, livros e outros). Pretende-se estimular o interesse e o contato com os livros e incentivar a comunicação/expressão.

 

Passeios e Visitas

Ao longo do ano, e sempre que se adeqúe, são marcados passeios a Teatros, Museus, Jardins, Parques de acordo com o tema trabalhado no momento. 

 

Jardim de Infância 3 - 6 anos

IMG_6219_edited
IMG_6219_edited

press to zoom
9_edited
9_edited

press to zoom
a2db056f-c792-49fc-b273-54c942fc76ca_edi
a2db056f-c792-49fc-b273-54c942fc76ca_edi

press to zoom
IMG_6219_edited
IMG_6219_edited

press to zoom
1/7

Jardim de Infância

Na valência de Jardim de Infância a criança promove Autonomia e Espírito Critico. Os espaços são criados e adaptados às necessidades e desenvolvimento cognitivo da criança. Promovemos a livre circulação na sala e a escolha de áreas, jogos, trabalhos por parte do interesse da criança. As salas são amplas, de fácil circulação e ajudam à partilha de conhecimento. A iluminação natural está presente em todas as zonas, e o acesso ao exterior e parque são uma constante.

Pretendemos que a nossa Instituição seja vista como uma organização social, na medida em que dá resposta à comunidade educativa onde está inserida, tendo como princípios básicos uma atitude de transparência e abertura na relação com as famílias.

Na organização do ambiente educativo e na planificação da ação educativa a nossa perspetiva deve ser globalizante e transversal a todos os conteúdos trabalhados.

Pré-Escolar 

Transição para o 1ª Ciclo

 

No contexto da Educação Pré-Escolar, a transição é o processo da passagem do Jardim de Infância para a escola do 1º Ciclo.

Para a criança esta transição significa muito mais do que uma mudança de espaço físico. Na realidade, a transição vai alterar significativamente o comportamento e atitudes da criança.

Deste  modo, a preparação da criança e do seu ambiente familiar e educativos deverá prevalecer neste seu último ano de pré-escolar, capacitando a criança  ao nível do comportamento,    aprendizagens e atitudes.

As crianças deverão ter evoluído no domínio da compreensão e da comunicação oral; ter consciência das diferentes funções da escrita e da correspondência entre o código oral e escrito; ter adquirido aprendizagens básicas ao nível da matemática (noções de espaço, tempo e quantidade).

Este é um trabalho continuo em que preparamos a criança para a realidade escolar, transmitindo maior confiança e motivação para esta nova etapa da sua vida. 

Atividades Semanais de Sala

Hora do Conto

Na hora do conto será escolhida uma história para ser trabalhada quinzenalmente

Introdução às Ciências

Com esta atividade pretendemos realizar diferentes tipos de experiências. Tem como objetivos principais, desenvolver a capacidade de observação e a curiosidade, aprendendo a formular hipóteses e a verificar as suas diferentes possibilidades.

Filosofia

Tem como principais objetivos promover a formação pessoal e social, a comunicação e o conhecimento do mundo. Através da audição e da interpretação de histórias e conversas de grupo, as crianças registam as ocorrências mais significativas.

Computadores

O computador é utilizado como recurso às aprendizagens. Além de escreverem e desenharem no computador, têm acesso a jogos interativos, que visam promover as competências matemáticas, de escrita e de raciocínio lógico.

Introdução - Inglês/Francês

As crianças constroem um ficheiro de inglês/francês. No decorrer do Ano Letivo, as crianças farão uma recolha de imagens de acordo com as suas curiosidades ou com temas trabalhados na sala.

Culinária

Desde as regras sociais e comportamentos da criança à mesa até à confeção de pratos simples, há nesta atividade uma série de objetivos implícitos e o conhecimento de alimentos, sabores e texturas. 

Artes

Atividade globalizante que integra as diferentes áreas de expressão: expressão motora, expressão musical, expressão plástica e expressão dramática.

Introdução à Matemática

As crianças irão desenvolver e construir noções matemáticas partindo das suas vivências do dia-a-dia. (noção de número, noção de quantidade, relações espaciais, noção de tempo, contagens, correspondência termo a termo, seriações, noções de conjunto e a resolução de problemas.

Leitura e Escrita

O desenvolvimento da capacidade de comunicação aos mais variados níveis bem como o contato direto com a escrita são os objetivos principais desta atividade. Estão também aqui contemplados os grafismos, as adivinhas, lenga-lengas e outros jogos de palavras.

Horticultura

Atividade de Educação Ambiental que decorre em espaço próprio. As crianças planeiam e organizam o trabalho na Horta: limpar o terreno, cavar, semear/plantar, regar, tratar e apanhar. Todo o processo prevê que a criança acompanhe o crescimento das plantas/legumes desde o nascimento até à colheita

Datas Especiais

No calendário estão marcados dias que assinalam eventos especiais. Essas datas serão trabalhadas por cada sala de forma adequada ao tema e às idades.

 

ATL

17
17

press to zoom
19
19

press to zoom
8
8

press to zoom
17
17

press to zoom
1/3

ATL

A valência de CATL realiza atividades de tempos livres para crianças que frequentem o 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e prevê os seguintes objetivos:

  • Criar um ambiente propício ao desenvolvimento de cada criança, promovendo a expressão, a compreensão e o respeito mútuo;

  • Promover as relações sociais em grupo;

  • Favorecer a relação entre família/ escola/ comunidade/ estabelecimento, para um melhor aproveitamento e rentabilização de todos os recursos;

  • Proporcionar atividades de animação cultural que a criança possa escolher e nas quais participa voluntariamente, tendo em conta as características dos grupos e tendo como base o respeito mútuo;

  • Melhorar a situação social e educativa, e a qualidade de vida das crianças;

  • Promover a interação e integração das crianças com deficiência, em risco e em exclusão social e familiar.

Atividades Semanais 

Hora do Conto

Na hora do conto será escolhida uma história para ser trabalhada quinzenalmente.
 

Ciências

Com esta atividade pretendemos realizar diferentes tipos de experiências. Tem como objetivos principais, desenvolver a capacidade de observação e a curiosidade, aprendendo a formular hipóteses e a verificar as suas diferentes possibilidades.

Filosofia

Tem como principais objetivos promover a formação pessoal e social, a comunicação e o conhecimento do mundo. Através da audição e da interpretação de histórias e conversas de grupo, as crianças registam as ocorrências mais significativas.

Computadores

O computador é utilizado como recurso às aprendizagens. Além de escreverem e desenharem no computador, têm acesso a jogos interativos, que visam promover as competências matemáticas, de escrita e de raciocínio lógico.

Introdução - Inglês/Francês

As crianças constroem um ficheiro de inglês/francês. No decorrer do Ano Letivo, as crianças farão uma recolha de imagens de acordo com as suas curiosidades ou com temas trabalhados na sala.

Culinária

Desde as regras sociais e comportamentos da criança à mesa até à confeção de pratos simples, há nesta atividade uma série de objetivos implícitos e o conhecimento de alimentos, sabores e texturas. 

Artes

Atividade globalizante que integra as diferentes áreas de expressão: expressão motora, expressão musical, expressão plástica e expressão dramática.

Datas Especiais

No calendário estão marcados dias que assinalam eventos especiais. Essas datas serão trabalhadas por cada sala de forma adequada ao tema e às idades.