Berçário 4 - 12 meses
Berçário
Espaços amplos com forte iluminação natural e climatizadas. Compostos por sala parque, sala de berços, zona de mudas, e acolhimento. A alimentação é confecionada de acordo com as indicações e prescrições pediátricas durante o primeiro ano de vida do bebé.
O espaço assume, na Creche, um papel relevante. A criança move-se e explora o espaço. É através desta exploração que a criança parte à descoberta. Então o espaço tem de estar dimensionado à realidade das crianças, permitindo-lhes agir autónoma e criativamente sobre este.
Atividades Semanais
Expressão Motora
Realização de jogos muito simples, cujo objetivo principal será estimular o desenvolvimento motor dos bebés, de acordo com a idade de cada um.
Expressão Sensorial
Realização de jogos muito simples, cujo objetivo principal será estimular e explorar as sensações dos bebés (principalmente o tato, a visão e a audição), de acordo com a idade de cada um.
Comemoração de Datas Especiais
Estas datas são dias significativos que assinalam eventos especiais e serão trabalhados na sala de forma adequada ao tema e às idades. (Natal, Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia da Música, Dia do animal, etc)
Creche 12 - 36 meses
Creche: 12-24 e 24-36 meses
Salas amplas, com luz natural e climatizadas. Proporcionamos às crianças um conjunto de equipamentos e espaços adaptados às suas necessidades. Na creche promovemos brincadeiras no parque e o contacto com o exterior e introduzimos a autonomia na higiene com instalações sanitárias adequadas.
O espaço assume, na Creche, um papel relevante. A criança move-se e explora o espaço. É através desta exploração que a criança parte à descoberta. Então o espaço tem de estar dimensionado à realidade das crianças, permitindo-lhes agir autónoma e criativamente sobre este.
A Creche torna-se para a criança, a primeira estrutura social de acolhimento fora da família e tem como objetivo principal desenvolver laços sociais, ao mesmo tempo que favorece o seu desenvolvimento global, respeitando sempre a individualidade da criança.
Assim surgem-nos outros três grandes objetivos:
-
AUTONOMIA
-
SOCIABILIDADE
-
AFETIVIDADE
Acreditamos que a criança é um ser afetivo por natureza e a sua estabilidade afetiva é o alicerce do seu desenvolvimento intelectual.
Atividades Semanais de Sala
Expressões
Atividades variadas ligadas à expressão motora, oral, musical e plástica, cujo objetivo principal será estimular a capacidade de expressão e comunicação, a motricidade global e fina e outras ligadas à atividade em si.
Culinária
Atividade mensal que permite saber, conhecer e escolher os alimentos, reforçando os introduzidos. Para além do prazer de confecionar pequenos pratos, descobrem os alimentos, a importância do cada um deles e desenvolvem o paladar e o olfato numa alimentação equilibrada e variada
Experiências
Com esta atividade pretendemos realizar pequenas descobertas, de acordo, com os interesses do grupo. Pequenas atividades de causa-efeito, cujo principal objetivo é proporcionarem um tempo de magia, estimulando a curiosidade e a aprendizagem.
Datas Especiais
Essas datas são dias significativos que assinalam eventos especiais e serão trabalhados na sala de forma adequada ao tema e às idades.
Biblioteca
Funciona como um espaço lúdico para a realização de histórias (fantoches, flanelógrafo, livros e outros). Pretende-se estimular o interesse e o contato com os livros e incentivar a comunicação/expressão.
Passeios e Visitas
Ao longo do ano, e sempre que se adeqúe, são marcados passeios a Teatros, Museus, Jardins, Parques de acordo com o tema trabalhado no momento.
Jardim de Infância 3 - 6 anos
Jardim de Infância
Na valência de Jardim de Infância a criança promove Autonomia e Espírito Critico. Os espaços são criados e adaptados às necessidades e desenvolvimento cognitivo da criança. Promovemos a livre circulação na sala e a escolha de áreas, jogos, trabalhos por parte do interesse da criança. As salas são amplas, de fácil circulação e ajudam à partilha de conhecimento. A iluminação natural está presente em todas as zonas, e o acesso ao exterior e parque são uma constante.
Pretendemos que a nossa Instituição seja vista como uma organização social, na medida em que dá resposta à comunidade educativa onde está inserida, tendo como princípios básicos uma atitude de transparência e abertura na relação com as famílias.
Na organização do ambiente educativo e na planificação da ação educativa a nossa perspetiva deve ser globalizante e transversal a todos os conteúdos trabalhados.
Pré-Escolar
Transição para o 1ª Ciclo
No contexto da Educação Pré-Escolar, a transição é o processo da passagem do Jardim de Infância para a escola do 1º Ciclo.
Para a criança esta transição significa muito mais do que uma mudança de espaço físico. Na realidade, a transição vai alterar significativamente o comportamento e atitudes da criança.
Deste modo, a preparação da criança e do seu ambiente familiar e educativos deverá prevalecer neste seu último ano de pré-escolar, capacitando a criança ao nível do comportamento, aprendizagens e atitudes.
As crianças deverão ter evoluído no domínio da compreensão e da comunicação oral; ter consciência das diferentes funções da escrita e da correspondência entre o código oral e escrito; ter adquirido aprendizagens básicas ao nível da matemática (noções de espaço, tempo e quantidade).
Este é um trabalho continuo em que preparamos a criança para a realidade escolar, transmitindo maior confiança e motivação para esta nova etapa da sua vida.
Atividades Semanais de Sala
Hora do Conto
Na hora do conto será escolhida uma história para ser trabalhada quinzenalmente
Introdução às Ciências
Com esta atividade pretendemos realizar diferentes tipos de experiências. Tem como objetivos principais, desenvolver a capacidade de observação e a curiosidade, aprendendo a formular hipóteses e a verificar as suas diferentes possibilidades.
Filosofia
Tem como principais objetivos promover a formação pessoal e social, a comunicação e o conhecimento do mundo. Através da audição e da interpretação de histórias e conversas de grupo, as crianças registam as ocorrências mais significativas.
Computadores
O computador é utilizado como recurso às aprendizagens. Além de escreverem e desenharem no computador, têm acesso a jogos interativos, que visam promover as competências matemáticas, de escrita e de raciocínio lógico.
Introdução - Inglês/Francês
As crianças constroem um ficheiro de inglês/francês. No decorrer do Ano Letivo, as crianças farão uma recolha de imagens de acordo com as suas curiosidades ou com temas trabalhados na sala.
Culinária
Desde as regras sociais e comportamentos da criança à mesa até à confeção de pratos simples, há nesta atividade uma série de objetivos implícitos e o conhecimento de alimentos, sabores e texturas.
Artes
Atividade globalizante que integra as diferentes áreas de expressão: expressão motora, expressão musical, expressão plástica e expressão dramática.
Introdução à Matemática
As crianças irão desenvolver e construir noções matemáticas partindo das suas vivências do dia-a-dia. (noção de número, noção de quantidade, relações espaciais, noção de tempo, contagens, correspondência termo a termo, seriações, noções de conjunto e a resolução de problemas.
Leitura e Escrita
O desenvolvimento da capacidade de comunicação aos mais variados níveis bem como o contato direto com a escrita são os objetivos principais desta atividade. Estão também aqui contemplados os grafismos, as adivinhas, lenga-lengas e outros jogos de palavras.
Horticultura
Atividade de Educação Ambiental que decorre em espaço próprio. As crianças planeiam e organizam o trabalho na Horta: limpar o terreno, cavar, semear/plantar, regar, tratar e apanhar. Todo o processo prevê que a criança acompanhe o crescimento das plantas/legumes desde o nascimento até à colheita
Datas Especiais
No calendário estão marcados dias que assinalam eventos especiais. Essas datas serão trabalhadas por cada sala de forma adequada ao tema e às idades.
ATL
ATL
A valência de CATL realiza atividades de tempos livres para crianças que frequentem o 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e prevê os seguintes objetivos:
-
Criar um ambiente propício ao desenvolvimento de cada criança, promovendo a expressão, a compreensão e o respeito mútuo;
-
Promover as relações sociais em grupo;
-
Favorecer a relação entre família/ escola/ comunidade/ estabelecimento, para um melhor aproveitamento e rentabilização de todos os recursos;
-
Proporcionar atividades de animação cultural que a criança possa escolher e nas quais participa voluntariamente, tendo em conta as características dos grupos e tendo como base o respeito mútuo;
-
Melhorar a situação social e educativa, e a qualidade de vida das crianças;
-
Promover a interação e integração das crianças com deficiência, em risco e em exclusão social e familiar.
Atividades Semanais
Hora do Conto
Na hora do conto será escolhida uma história para ser trabalhada quinzenalmente.
Ciências
Com esta atividade pretendemos realizar diferentes tipos de experiências. Tem como objetivos principais, desenvolver a capacidade de observação e a curiosidade, aprendendo a formular hipóteses e a verificar as suas diferentes possibilidades.
Filosofia
Tem como principais objetivos promover a formação pessoal e social, a comunicação e o conhecimento do mundo. Através da audição e da interpretação de histórias e conversas de grupo, as crianças registam as ocorrências mais significativas.
Computadores
O computador é utilizado como recurso às aprendizagens. Além de escreverem e desenharem no computador, têm acesso a jogos interativos, que visam promover as competências matemáticas, de escrita e de raciocínio lógico.
Introdução - Inglês/Francês
As crianças constroem um ficheiro de inglês/francês. No decorrer do Ano Letivo, as crianças farão uma recolha de imagens de acordo com as suas curiosidades ou com temas trabalhados na sala.
Culinária
Desde as regras sociais e comportamentos da criança à mesa até à confeção de pratos simples, há nesta atividade uma série de objetivos implícitos e o conhecimento de alimentos, sabores e texturas.
Artes
Atividade globalizante que integra as diferentes áreas de expressão: expressão motora, expressão musical, expressão plástica e expressão dramática.
Datas Especiais
No calendário estão marcados dias que assinalam eventos especiais. Essas datas serão trabalhadas por cada sala de forma adequada ao tema e às idades.